Feliz a nação Cujo Deus é o Senhor

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO DE CARNAIBA NO RUMO CERTO


EDUCAÇÃO DE CARNAÍBA NO RUMO CERTO

Nas duas últimas décadas a avaliação é um tema em destaque na educação brasileira, tornando-se um importante instrumento para a melhoria da qualidade da educação. É necessário apropriar-se das concepções de avaliação para analisar correntemente os dados fornecidos pelo censo e os diagnósticos feitos sistematicamente pela equipe de avaliação do município, que de forma simples e pontual, vem avaliando o desempenho dos alunos nas séries iniciais desde 2005, quando atingimos o melhor IDEB da rede municipal no estado de Pernambuco, 3,8 nas séries iniciais. E em 2006, implantamos o Ensino de Nove Anos, Lei já sinalizada na LDB 939/96 e tornou-se meta da educação nacional pela nº da Lei 10.172 de 2001, com intuito de assegurar às crianças um tempo maior no convívio escolar, e consequentemente, maiores oportunidades de aprendizagem.
Pensando em melhorar nossos indicadores, também em 2005 criamos o PROAPA: Programa de Acompanhamento aos Professores Alfabetizadores – acompanhando quinzenalmente os professores alfabetizadores refletindo sobre teoria e prática nas séries iniciais e a concepção de ciclos como forma de aproveitar o tempo pedagógico e fazê-los entender que a função da escola é promover o aluno com a devida qualidade. Separamos o ensino na sede por modalidade duas escolas receberam a Educação Infantil Escola Municipal Profª Maria da Paz Barbosa e Escola Municipal Joana Freire são exclusivas, o Complexo Educacional Desportivo Governador Miguel Arraes inaugurado em 2006, recebe alunos do 1º ao 5º ano, e a Escola Municipal Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo do 6º ao 9º ano. Também adequamos o diário de classe às concepções de avaliação, priorizando não apenas o diagnóstico, mas os processos de acompanhamento das aprendizagens, um diário para ciclo do 1º ao 3º ano e outro para o 4º e 5º anos, em caso de mudança do professor na turma, fica registrado no diário toda trajetória do aluno. Nossa meta é alfabetizar nossos estudantes nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Conseguimos acompanhar todos os alunos da Rede e intervir adequadamente no processo e os professores passaram a compreender a avaliar os processos de aprendizagens.
A Provinha Brasil em 2007, veio subsidiar significativamente o que já fazíamos no município, a utilizamos pedagogicamente como instrumento avaliativo com as devidas reflexões dos seus resultados com os professores coordenadores e comunidade escolar. Os nossos resultados são muito bons, os alunos dos 2º anos estão em um nível IV e V nível bem avançado de leitura e escrita na avaliação do MEC. Tanto, que análise está sendo feita pelo nível de desempenho das turmas, independentemente de ser rural ou urbano, uma vez que o acompanhamento pedagógico é o mesmo pra todas as escolas do município. Em 2009 o nosso IDEB é 5,0 nessa modalidade ensino, ficamos acima da média nacional, superando em 2011 a meta de 2017. A cada ano reavaliamos as nossas ações com base nos nossos dados e nas avaliações externas aplicadas pelo MEC- Prova Brasil e do SAEPE aplicado anualmente pelo secretaria do estado. Melhoramos também nos anos finais do Ensino Fundamental, quando implantamos em 2008 o contra turno nos 5º, 6º e 9º anos, fomos o primeiro município da região em ofertar ensino integral. O nosso IDEB, nessa modalidade saiu de 2,5 em 2005 para 4,7 em 2009. Este resultado é uma conseqüência dos investimentos feitos no município na gestão de Anchieta Patriota, que tem apoiado integralmente as políticas projetadas para educação do município.
Temos uma política de formação continuada em todas as áreas, e especialmente em português e matemática para os anos finais; vivenciamos projetos de Baú de Leitura e Correios do Leitor envolvendo todas as escolas da rede incentivando a formação de leitores; o jeep cultural faz chegar o livro a cada recanto do município com o projeto Leitura em Quatro Rodas em parceria com a biblioteca pública municipal.
Além das avaliações promovidas pelo MEC e secretaria do estado, o município tem seu Sistema de Avaliação desde 2005: SAMUCA Sistema de Avaliação do Município de Carnaíba que de forma simples e objetiva, vem fazendo as intervenções adequadas na aprendizagem dos estudantes. Sejam do 1º e 2º anos ou do 5º ao 9º ano porque estamos avaliando processos, o foco é sempre a aprendizagem dos estudantes. Desse contexto surgiu o PEDALANDO em 2008, um projeto de incentivo à avaliação da aprendizagem dos alunos da rede municipal. Os alunos avaliados são os do 5º ao 9º ano que respondem à 15 questões de Português e 15 questões de matemática e os três melhores colocados por série recebem uma bicicleta do governo municipal, os professores também são premiados. A aprendizagem dos nossos alunos está efetivamente acontecendo, eles estão chegando com o nível muito melhor no Ensino Médio. A bicicleta é um prêmio simbólico, o Pedalando propõe na sua essência fazer o aluno entender-se como co-responsável pela sua aprendizagem, e o resultados tem comprovado isso, a cada ano mais alunos conseguem atingir o máximo de pontos para ir ao desempate, e ao mesmo tempo não causa um ranqueamento entre alunos e escola, muito pelo contrário, eles estudam o ano inteiro se preparando para entrarem o ano pedalando, e as bicicletas são entregues ao alunos no dia 29 de Dezembro com festa em praça pública. O mais importante é fazê-los acreditar que são capazes e que a escola e o estudo são fundamentais para formação cidadã desses estudantes. E Carnaíba ser hoje o município com o melhor Ideb no Estado reforça ainda mais idéia de que estamos no rumo certo, mais difícil do que melhorar o Ideb, é permanecer crescendo e nós continuamos crescendo desde 2005 a 2009. Tudo isso é fruto de uma política pública implantada em 2005 e estrategicamente trabalhadas nos anos subseqüentes, redirecionadas sem perder o foco, que é sempre garantir a aprendizagem dos estudantes.
Josefa Rita Lima
Secrtária d Educação

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Formações Continuadas

Com o intuito de viabilizar uma educação de qualidade o Governo Municipal e a Secretaria de Edudcação realizam formações continuadas durante todo o ano letivo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Secretária Josefa Rita diz que educação teve melhora significativa





A Secretária Municipal de Educação, professora Josefa Rita, disse ao blog que a educação em Carnaíba melhorou significativamente nos últimos anos. Os dados revelam uma grande melhoria nos indicadores de qualidade do ensino. Segundo ela, o resultado é fruto do trabalho sério e dedicado do prefeito Anchieta Patriota.Rita afirmou que em 2005, de acordo com os indicadores demográficos 11% da população de Carnaíba de 14 e 15 anos eram analfabetos e 37% com mais de 25 anos também. “Se a gente for juntar dá em torno de 50% que não sabia o básico, ou seja, assinar o nome, então no final de 2008, pelos dados do CA 22% da população foi alfabetizada, isso representa um avanço muito grande”, disse. Apesar de ser uma chaga histórica na educação de uma forma geral, o número de repetição baixou significativamente na terra do Dantas. A Secretaria Municipal de Educação implantou o sistema semi-integral nas 5ª séries, onde foram detectadas as maiores dificuldades. Houve uma queda vertiginosa também na evasão escolar. Ainda foi implantado o Pro-jovem Urbano, com o objetivo de trazer de volta os alunos que não concluíram os estudos e se evadiram nos últimos anos.