Feliz a nação Cujo Deus é o Senhor

domingo, 30 de outubro de 2011

Prefeito Anchieta Patriota e inaugura a reforma e ampliação da Escola Padre Frederico Bezerra Maciel no Povoado de Itã

 Na tarde desta sexta-feira (28) o Prefeito Anchieta Patriota inaugurou a reforma e ampliação da Escola Padre Frederico Bezerra Maciel no Povoado de Itã.
Estiveram presente: A 1ª Dama do Município, Cecília Patriota, equipe de Governo, equipe gestora da escola, alunos, vereadores do nosso Município e a população em geral.
A reforma e ampliação da escola conta a construção de: 02 Salas de Aulas;01 Cozinha; 02 banheiros (Sendo: 01 Masculino e 01 Feminino); 01 Sala de Coordenação; 01 Depósito de água; Adequação do pátio com piso de granito e pintura em geral.


Na oportunidade a aluna Larissa Ramos agradeceu ao Prefeito Anchieta Patriota a reforma e ampliação da escola

"Quero neste dia agradecer ao nosso querido prefeito Anchieta Patriota por ter nos dado mais esse presente que foi a reforma da nossa escola, pois aqui aprendemos que estudar é obrigação, além disso, nos ensinam o que é amar e respeitar.
Gostaria de pedi a todos os meus colegas que preservem nossa escola limpa e organizada, pois ela servirá para outras crianças e jovens. Em minha opinião essa escola está ficando cada vez mais bonita.
Diz na bandeira da escola que Educar é Crescer, pois quanto mais a escola educa ela nos faz crescer como pessoa. Obrigada por uma nova escola, quero lhe dizer que a Educação de Carnaíba está no rumo certo".
 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

IMBALANÇA, IMBALANÇA, IMBALANCÁ...

IMBALANÇA, IMBALANÇA, IMBALANCÁ... 


Este  Projeto Cultural, vivenciado desde 2006 na Rede Municipal respalda-se em fundamentos e princípios que buscam a formação cidadã dos alunos, ao trazer para interior da escola temas como: Meio Ambiente, Relações Étnicas ou raciais, História local, através dos conteúdos escolares priorizar a formação do homem, uma vez que estamos sempre refletindo sobre os valores humanos e revisitando a diversidade da cultura do local. Afinal, identidade se constrói valorizando a cultura local. E nesse bojo trago ao contexto dos direitos humanos, uma reflexão minuciosa da poética de ZéDantas - nosso patrimônio cultural - importante elemento para construção social da comunidade de Carnaíba.
As composições de ZéDantas, têm uma essência sociopolítica, quando em algumas músicas reflete sobre a questão política da Seca no Sertão, com  música de Vozes da Seca, com profundo conhecimento e respeito pela sua cultura ele leva o Brasil a discutir uma questão política muito séria na época, que era indústria da Seca no Nordeste. O médico-poeta, especialmente nesta composição, usa a caneta como arma, a lembrança de suas origens como tema inspirador, que ora nos remete a uma reflexão política de nossa realidade e ora brinca com as rimas e palavras e é capaz de fazer Siri jogar bola, e conta história interessante como a do “jumento que tomou trinta Coca-Cola e deu um arroto de lascar”. Composições que deram margens a crítica televisiva da época, consideradas como besteira muito grande, siri não joga bola e simplesmente que a história do jumento era e indecorosa. Este crítico teve sua resposta do nosso compositor, mas como alguns sulistas, expressaram na época, não só preconceito pela cultura e história do Sertão, não seria esta música o primeiro texto a personalizar animais. De fato, siri não pode jogar bola, mas no imaginário literário sim, animais, podem falar nas fábulas tradicionais sem agredir aos ouvidos da “cultura” impostamente aceita. O preconceito a forma impressionista de ZeDantas expor os costumes sertanejos com sua “grotesca linguagem,  não foi o pior, lamentável foi o desconhecimento desse “intelectual” que não sabia as origens de nossas tradições populares.
A linguagem regional utilizada nas composições do poeta certamente incomodava aos defensores do formalismo da língua, daí o questionamento de alguns termos nossos por ele utilizados. A variedade linguística não era valorizada, e sim discriminada socialmente, um equívoco não só cultural, mas político, porque fere os sujeitos históricos subjacentes a esta linguagem. No caso os Sertanejos. E o próprio Zedantas ressalta em seu artigo ao rebater essa crítica televisiva da época...”o que devemos fazer é ensinar ao nosso povo amar as nossas cantigas”.  E conclui o seu artigo parafraseando Berilo Neves-“um povo sem tradição é um povo fadado a desaparecer”. Comungamos do mesmo ideal ao elegermos como meta para educação do município desde o ano de 2006 a vivência  do projeto cultural cuja a essência revisitar a cultura local de forma reflexiva como construto histórico.
E este trabalho com o projeto cultural nos leva a desmitificar que a cultura popular é apenas “folclore”, nos remete a uma reflexão dessa cultura como uma ciência, hoje pesquisada e trabalhada nas universidades. E nossa região é rica em produção literária em todos os campos das linguagens como a música, dança, escrita, pintura, etc. E por meio dessa vasta produção disseminada por desbravadores, como o parceiro de ZeDantas, Luiz Gonzaga, que com sua bela voz “nasalizada de tenor caboclo dar vida as composições, que “siri jogando bola” passou a ser uma personificação comum ao nosso Universo Cultural e conhecido no Brasil.
Mas ZeDantas, também usava com muita propriedade em suas composições a paisagem do Sertão de forma poética e lírica para destacar a beleza do Sertão, as aves como Sabiá, Acauã, Asa Branca, espécies que vivem no Sertão, imitando o sertanejo, (asa branca) no rigor da seca a ave imigra para outras regiões, retornando logo nas primeiras trovoadas. Se não fosse Flávio Cavalcante apático a nossa cultura não teria se escandalizado com a música Cangote Cheiroso, denominada pelo “crítico” de tremendamente imoral destacando como tal o verso “cochilando e dando chêro no cangote de Maria” e comentou ainda que a música “As Quatro Imbigadas” era indecente. Este crítico prendeu-se ao purismo elitista da língua, perdendo a oportunidade de conhecer a vasta composição de Zedantas que misturada à reflexão do seu conhecimento acadêmico expressava um profundo valor as suas origens, por meio da linguagem coloquial e regional a cultura do Sertão. Mesmo vivendo na “Cidade Maravilhosa” não perdeu a identidade, suas raízes, por isso, imortalizado pela literatura deixada como legado.
Este ano a música tema escolhida foi IMBALANÇA, um baião produzido em parceria com Luiz Gonzaga e lançado no ano 1952. A linguagem regional é usada de forma intencional em palavras típicas como óia, foia, ao iniciar pelo título imbalança cujo sentido de embalar, balançar. Usou o prefixo im+balança que dar um sentido introspectivo da ação, como que este é um conhecimento empírico, exclusivo daqueles que aqui nascem. De fora não o terão como ele, os elementos da natureza usados como praia, coqueiro, vento, jangada, mar são substantivos que transvertidos de lirismo caracterizam a cidade do Rio de Janeiro, onde o eu-lírico está bem distante do sertão. Ele se dirige a uma pessoa que aparece no verso “pra você aguentar meu rojão é preciso saber requebrar...” O pronome usado, VOCÊ, demonstra que a pessoa desafiada é conhecida, próxima dele, provavelmente, não é do sertão, certamente não saiba dançar o baião, pois não tem o mesmo ritmo do autor. Também demonstra apropriação do vocabulário do Rio “molejo” que é usado pelo autor como sinônimo de imbalança, requebra, uma fusão de vocábulos... Prosódia – como afirma Caetano em sua música Língua... “eu quero me deliciar a criar/ confusões de prosódias/ e uma profusão de paródia... minha Pátria, minha  língua”... Zedantas usa a língua como  essência lingüística seu mundo intensifica o desafio ao parceiro no seguinte verso: “Você tem que viver no Sertão/pra na rede aprender embalar/ bater no pilão/na peneira aprender a peneirar. São ações vivenciadas somente pelos sertanejos, ressaltam os costumes locais.
Todas essas ações são sugestões para que se aprenda a dançar realmente um baião – como nas suas origens. Esta composição em especial, o autor apresenta elementos de seus dois habitat vividos, explicitando a influência da cultura, embora haja uma supervalorização da cultura do sertão principalmente: o ritmo baião. O compositor demonstra-se superior neste quesito “pra você aguentar meu rojão” “É preciso saber requebrar”. Nesta passagem fica claro, que todos os versos da 2ª e terceira estrofes reforçam essa idéia. É onde aparece o outro personagem uma vez que o autor está implícito no conteúdo da música. A primeira estrofe é toda comparativa com o refrão. É uma analogia feita por Zedantas, movimentos feitos naturalmente especiais e delicados que lembram para o autor o baião - sua especialidade - e quis ressaltar que é uma característica particular e peculiar de quem vive no Sertão. E o seu companheiro certamente não faria tão bem porque não tem essas qualidades de raiz.
Toda essa ousadia do linguajar regional usado por Zedantas provocou críticas, também lhe rendeu alguns elogios de um crítico literário em sua defesa quando foi denominado de o Bocage Brasileiro da Música. Especificamente nesta composição Imbalança, além da linguagem, a composição da palavra é inovadora, fazendo-nos lembrar Guimarães Rosa, pra ele a palavra é sempre um feixe de significações, além de referente semântico, o signo estético e portador dos sons e de formas desvendam as relações intimas entre o significante e o significado. Essa força virtual da linguagem que Guimarães Rosa apresenta o nosso compositor também utiliza.
As ancas balançam... [  ] estralos de grampos, estrondos de baques, e o berro queixoso do gado Junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, saudade dos campos, querência dos pastos, de lá do meu sertão (Tempos de Sagarana) Guimarães Rosa.

Se buscarmos minuciosamente o texto - música, encontramos influência poética de autores de nossa literatura, especialmente aqueles que exaltam a sua cultura, o amor, a mulher e a poesia engajada. O poeta-cantor além de bom médico foi meticuloso e engenhoso com o vocabulário culto e também formal. Mas, sobretudo  poético usando todo recurso estilístico disposto na literatura para intencionalmente disseminar suas ideias. O que demonstra um amor pelo que fazia, porque até quando denuncia, o lirismo está presente.
Professores, alunos aproveitem a reflexão e descubram o que não vimos sobre a poesia de Zedantas, e vão mais além, sejam os poetas, descubram a beleza que é escrever.
Bom trabalho...

Vamos descobrir o escritor de cada um.

Josefa Rita Lima

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Projeto Lendo e Escrevendo com Prazer no Ritmo e no Encanto do Cordel é Culminado!

No dia 10 de outubro no pátio do Complexo Educacional Desportivo Governador Miguel Arraes foi culminado em forma de Sarau o Projeto Lendo e Escrevendo com Prazer no Ritmo e no Encanto do Cordel realizado com as turmas dos 2º Anos A e B das Professoras Cristina de Fátima e Vanuza Gonçalves em parceria com os e os Professorandos (as) do 3º Normal Médio da Escola João Gomes dos Reis: Inan, Edjane, Júlia, Fernanda, Jackson, Danila, Jessica e Joseane. Participaram do Sarau: Maria José Martins representando a Secretária de Educação Josefa Rita Lima, Cileide Andrade, a Professora de Prática Pedagogica Cristianne Imaculada .














O Cordelista



O Cordelista

Cria o Cordel para ensinar

E mostra

O futuro da imaginação.



O Cordel tem muitas rimas

Ninguém pode duvidar

No Complexo aprendemos

Vamos todos Estudar.

Autora:

Ariadne Stefane Medeiros 

2º Ano B – Cristina 


Escola



Estudo em uma escola

O nome dela é Complexo

Ela é muito linda

Não estou com excesso

Eita escola bonita

É dela que eu me expresso.



Nela eu faço tudo

Leio, escrevo e canto

Gosto muito dessa escola

Mas gosto mesmo é de sonhar

Amo este lugar

Mas o que quero é estudar.



A Diretora é Melanea

Gosta muito de organizar

Tia Vanuza é a Professora

Que gosta de estudar

Mas aqui nesta escola

Todos gostam é de amar.



Meu Complexo

A escola preferida

Tem piscina e jardim

Eita escola querida

Adoro essa escola nunca vi tão linda. 

Autores: João Sanderson e Brena Larissa – 2º Ano A – Vanuza























































quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Logotipo da Festa de Zedantas 2011 é criado e Dedé Monteiro mete o verso e se inicia o Projeto Cultural da SME!

















Foi confeccionado o Logo alusivo as festividades dos 90 anos de Zedantas, Jakson Designer criou com muita criatividade, este ano a Festa de Zé Dantas tem um tema: "IMBALANÇA" música de autoria de Zé Dantas e cantada por Luiz Gonzaga nos idos de 1952, todos os anos a festa tem uma música como mote.
No evento artistas tradicionais que confirmaram presença nas oficinas de música: Guerra(trombone), Coloral(trompete), Adelino(sopro),Spok(sax e clarinete), Gilmar(sax), Alisson (pecursão), Beto Hortiz( sanfona), Edinho(flauta), Maestro Ademir Araujo(regência), Bozó(cavaquinho) Maercio(violão) e Antonio campos(teclado).
Oficina de literatura de cordel com o poeta e folclorista Nene Patriota e uma provável oficina de Canto e Teatro.

Zedantas-BAIÃO DA PAZ

90 anos da história
De uma das maiores vidas,
Vivida em prol da vitória
Das classes desassistidas.
90 histórias de quem,
Martirizado também,
Indignado e compondo,
Compôs o "BAIÃO DA PAZ"
Que Cacá e tantos mais
Seguem tocando e sonhando !

DEDÉ MONTEIRO-2011
Este Ano A Secretaria Municipal de Educação realiza o Projeto Cultural com o Tema Direitos Humanos, na ocasião as escolas vivenciaram em Sala de Aula o tema engajado com o tema IMBALANÇA e culminará no dia dia 05 de Novembro SÁBADO com a Feira Cultural e também abertura oficial da XVIII Festa do Compositor Zedantas.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estudante da EREM JOAQUIM MENDES DA SILVA GANHA PRÊMIO DE LITERATURA.

O Aluno Marcelo Elias da Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Mendes da Silva, ficou em 2º Lugar no Estado de Pernambuco no Concurso de Literatura. O mesmo ganhará como prêmio um Notebook.

Parabéns!
De Josefa Rita Lima e de Anchieta Patriota






Segunda - feira é Dia do 13º Salário dos Servidores da Educação


A Prefeitura de Carnaíba vai pagar nesta próxima segunda - feira o 13º Salário dos Servidores da Educação Municipal.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JORNAL FOLHA DO PAJEÚ "Carnaíba aqui tem Educação"

No município de Carnaíba, a educação é levada a sério as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação através do Prefeito Anchieta Patriota tem sido destaque em Pernambuco e no Brasil. Os resultados obtidos este ano na avaliação realizada pelo Instituto de desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) trouxe para a cidade a maior média para as turmas do ensino fundamental, com os melhores índices do Idepe: 5,0 no 5º ano e 4,5 no 9º ano.
Desde 2009 a secretaria conseguiu ótimos índices no IDEPE, que trata- se de uma avaliação nacional, e as escolas municipais sempre estão avaliadas entre as primeiras do Estado. Segundo o prefeito Anchieta Patriota os resultados são frutos de todo trabalho realizado pela secretaria durante todo ano. “Existe acompanhamento e avaliação da secretaria de educação com alunos, os problemas são detectados e resolvidos, por isso os resultados positivos acontecem”, avalia Dr. Anchieta.
“O Foco de todos esses projetos é a aprendizagem dos estudantes”
São vários os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, que tem como secretária a professora Josefa Rita Lima que continuou o grande trabalho iniciado pela professora Cecília Patriota, esta desenvolveu todo projeto educacional para o município, tendo posteriormente assumido a Gerência Regional de Educação onde permanece desenvolvendo uma gestão de destaque no Estado. Os projetos PROAPA é o Programa de acompanhamento aos Professores Alfabetizadores, tem como objetivo acompanhar quinzenalmente os professores alfabetizadores desenvolvendo teoria e práticas voltadas ao ensino fundamental.
Os Projetos Baú de Leitura e correios do Leitor incentivam a formação de leitores na rede de escolas municipal, o Jeep Cultural completa as atividades voltadas à leitura levando o Projeto Leitura em Quatros Rodas. Em 2008 surgiu o Projeto Pedalando, que tem como objetivo incentivar à avaliação da aprendizagem dos alunos do 5º ao 9º ano, onde os três melhores colocados por série recebem uma bicicleta do governo municipal, os professores também são premiados.
O mais novo projeto da secretaria é o Conectando, que teve como base o Pedalando e vai premiar no final do ano 400 alunos atingindo 10% dos estudantes da rede municipal, através de uma avaliação feita com os alunos do 1º ao 9º ano. Este projeto tem como principal objetivo incentivar os alunos a se dedicarem mais aos estudos. “ O foco de todos esses projetos  é a aprendizagem dos estudantes”, ressaltou a professora.
Uma das grandes conquista da educação em Carnaíba, foi à construção em 2006 do Complexo Educacional e Desportivo Governador Miguel Arraes de Alencar, (CEMA), com uma grande estrutura física, para mais de 750 alunos, atendendo as crianças do 1º ao 5º ano, da zona urbana e rural, funcionando em dois turnos, com um diferencial tendo um contra- turno para os alunos do 5º ano que passam três dias por semana em tempo integral. As salas são temáticas, o laboratório de informática com 20 computadores disponibiliza aulas práticas, uma piscina onde são oferecidas aulas de natação e uma quadra poliesportiva.
Segundo Melânia Freire Martins, que é gestora, o complexo foi construído para que as crianças tivessem seu próprio espaço. “A escola foi pensada para que as crianças vissem como um mundo encantado, onde eles gostassem de ficar aqui. Aqui os alunos são felizes”, declarou Melânia.

sábado, 22 de outubro de 2011

Educação Nota 10!

 
veja a matéria:

Educação básica de qualidade é direito de todo cidadão, e a cidade de Carnaíba tem consciência disso, pois este setor tem recebido grandes investimentos nos últimos anos. Como recompensa de todo este esforço, a cidade obteve a maior média do Estado na avaliação dos alunos pelo Idepe (Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco) este ano.
Foram avaliadas as turmas do Ensino Fundamental de 1 e 2, que é onde se concentram a grande maioria dos estudantes da rede municipal em ensino. “Só aqui no Complexo Miguel Arraes temos 736 anos, e isso é mais da metade de toda a rede de ensino da cidade”, diz Josefa Rita de Cássia, Secretária de Educação de Carnaíba.
A secretaria disse que várias campanhas são feitas para estimular os alunos a estudarem. “Temos aqui o Projeto Conectando, que antes era o Pedalando. Nós conseguimos, com recursos próprios; premiar os melhores alunos de cada turma com um notebook. Antes, no projeto pedalando, nós dávamos bicicletas como recompensa para os melhores. Assim, nós estimulamos eles a estudarem para serem os primeiros da turma”, explica Josefa.
O município também implantou um Projeto de educação continuada, que oferece ensino integral por três dias na semana, e este sistema funciona também na zona rural.
Grandes investimentos em infraestrutura são hoje um marco na história da educação do Município. Em julho de 2006 foi inaugurado pelo prefeito José de Anchieta Patriota Gomes Patriota o Complexo Educacional Governador Miguel Arraes. Com uma estrutura moderna, o complexo educa alunos do Ensino Fundamental 1, que vão do primeiro ao quinto ano letivo. Além das aulas da grade curricular, os alunos também praticam natação, em uma piscina olímpica que foi construída dentro da escola, futebol, uma quadra poliesportiva e informática, em uma sala com mais de 20 computadores.
O município está finalizando mais uma escola que vai educar os alunos do Ensino Fundamental 2 (do sexto ano nono ano letivo). “Temos um gestor que investe e apóia nossos projetos. Ele sabe alocar recursos e bem investi-los”, diz Josefa Rita, e completa: “Como professora é gratificante parte disso. Temos muita responsabilidade, pois somos responsáveis pelo o futuro de pessoas. ainda temos muito que fazer, porém o grande passo já foi dado”, emociona-se Josefa Rita.
O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é referência, pois o município já conseguiu reduzir em 50% o número de analfabetos.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vem ai o Conectando!


As Avaliações de Português e Matemática que acontecerá com as turmas do 1º ao 9º Anos  do  Projeto CONECTANDO começarão na proxima semana Segunda - feira dia 24 de outubro de 2011. As Escolas da Rede MUnicipal de Carnaíba/PE atenderá a um calendário para realização das mesmas conforme o controle interno da Secretaria Municipal de Educação. Maiores informações ligar para o número 87 3854 1107.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Biblioteca Pública Convida Você Leitor... VENHA!


 
A coordenação da Biblioteca Pública de Carnaíba convida você, leitor, para conhecer o acervo de mais de 6.00 livros que contemplam os variados gêneros textuais. Além de 11 revistas mensais e um jornal de leitura do Brasil. As revistas tratam de atualidades, diversidade, música, história, literatura, política, saúde, direitos humanos, educação, curiosidades, etc.
Confira os títulos das revistas:
·        Fórum;
·        Le monde Diplomatique;
·        Carta na Escola;
·        Piauí;
·        Rollingstone;
·        CULT;
·        Raça;
·        Viração;
·        Almanaque de cultura popular;
·        Brasileiros;
·        Arte! Brasileiros;
·        .. Jornal Rascunho.
Venha desvendar as mais páginas dos mais encontrados livros e revistas!
Atenciosamente: Vera Lúcia Rodrigues Patriota Silva - Coordenadora


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Complexo Educacional Governador Miguel Arraes recebe Prêmio de Gestão Escolar Ano Base 2010, em Recife

Na tarde dessa última segunda-feira (10) O Complexo Desportivo Governador Miguel Arraes recebeu o Prêmio de Gestão Escolar Ano Base 2010, em Recife. O Complexo foi classificado em 2º lugar.  Na solenidade de entrega da premiação a escola estava representada por professores, equipe gestora, assistente administrativa e educacional.
A solenidade teve inicio às 16h0min da tarde. Estiveram presente: O Prefeito do nosso Município, Anchieta Patriota, sua esposa e primeira Dama do nosso Município, Cecília Patriota, o Secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes, a Secretária Executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi, a Secretária de Desenvolvimento da Educação e representante do Consed, Ana Silva, o Secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, a Coordenadora Estadual do Prêmio, Carla Cavalcanti e o Deputado Estadual Ângelo Ferreira.
A Placa foi entregue pelo o Prefeito Anchieta Patriota, deixando todos felizes e emocionados. Além da Placa e Certificados a escola receberá a premiação de R$ 4 mil reais.