veja a matéria:
Educação básica de qualidade é direito de todo cidadão, e a cidade de Carnaíba tem consciência disso, pois este setor tem recebido grandes investimentos nos últimos anos. Como recompensa de todo este esforço, a cidade obteve a maior média do Estado na avaliação dos alunos pelo Idepe (Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco) este ano.
Foram avaliadas as turmas do Ensino Fundamental de 1 e 2, que é onde se concentram a grande maioria dos estudantes da rede municipal em ensino. “Só aqui no Complexo Miguel Arraes temos 736 anos, e isso é mais da metade de toda a rede de ensino da cidade”, diz Josefa Rita de Cássia, Secretária de Educação de Carnaíba.
A secretaria disse que várias campanhas são feitas para estimular os alunos a estudarem. “Temos aqui o Projeto Conectando, que antes era o Pedalando. Nós conseguimos, com recursos próprios; premiar os melhores alunos de cada turma com um notebook. Antes, no projeto pedalando, nós dávamos bicicletas como recompensa para os melhores. Assim, nós estimulamos eles a estudarem para serem os primeiros da turma”, explica Josefa.
O município também implantou um Projeto de educação continuada, que oferece ensino integral por três dias na semana, e este sistema funciona também na zona rural.
Grandes investimentos em infraestrutura são hoje um marco na história da educação do Município. Em julho de 2006 foi inaugurado pelo prefeito José de Anchieta Patriota Gomes Patriota o Complexo Educacional Governador Miguel Arraes. Com uma estrutura moderna, o complexo educa alunos do Ensino Fundamental 1, que vão do primeiro ao quinto ano letivo. Além das aulas da grade curricular, os alunos também praticam natação, em uma piscina olímpica que foi construída dentro da escola, futebol, uma quadra poliesportiva e informática, em uma sala com mais de 20 computadores.
O município está finalizando mais uma escola que vai educar os alunos do Ensino Fundamental 2 (do sexto ano nono ano letivo). “Temos um gestor que investe e apóia nossos projetos. Ele sabe alocar recursos e bem investi-los”, diz Josefa Rita, e completa: “Como professora é gratificante parte disso. Temos muita responsabilidade, pois somos responsáveis pelo o futuro de pessoas. ainda temos muito que fazer, porém o grande passo já foi dado”, emociona-se Josefa Rita.
O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é referência, pois o município já conseguiu reduzir em 50% o número de analfabetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário