Em nota ao blog, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Carnaíba se defendeu das críticas da situação das escolas da zona rural do município. Saindo do tom formal, a nota questiona os antecessores de Anchieta Patriota.
"Isso realmente tem incomodado a quem teve 22 anos pra fazer e não fez. A denúncia é legitima, quando há veracidade nos fatos. Educação pra nós é coisa séria e está acima de qualquer politicagem, o que importa é que estamos promovendo uma revolução na formação das crianças e o nosso desempenho é comprovado a cada avaliação externa que acontece. Nós não temos escola abandonada. Esta escola citada em Engenho Velho, foi nucleada em 2009, e funcionava com uma única turma multisseriada com nível muito baixo de aprendizagem. Em reunião de pais apresentamos nossa proposta de nucleação e os alunos foram seguramente para escola Imaculada Conceição em Novo Pernambuco, distrito de Carnaíba, onde estudam atualmente. E esta escola continuou funcionando à noite com Paulo Freire e EJA até 2010, não funcionou em 2011, porque a comunidade não quis mais estudar.
Há um equívoco nas informações dadas das demais escolas: a de Travessão funciona inclusive com Projovem Rural. A Escola da Gameleira funciona normalmente com quase cem (100) alunos. Atendemos indistintamente os alunos da zona urbana e rural. Todos recebem contra turno nos 3º e 5º ; participam dos projetos Baú de Leitura e o Cultural , dentre outros.
As escolas nucleadas foram entregues às comunidades, mesmo as que ainda funcionam à noite com turmas do EJA , Paulo Freire e Projovem . Só que em algumas comunidades as escolas foram construídas em locais desabitados e os alunos da EJA preferem ficar em salas improvisadas perto de onde moram . Tudo que fazemos na educação de Carnaiba é devidamente planejado e com o foco sempre no bom desempenho dos alunos os nossos resultados e informações são verídicas. E não é surpresa para quem mora zona rural do município a seriedade e o compromisso que temos com a educação.
É lamentável pessoas que se dizem representantes do povo implantarem informações falsas porque não aceitam ver o bom desempenho do governo atual. Vocês podem não querer ver onde está a melhor educação do estado, mas o povo ver e aprova. Se o que fazemos não é educação de qualidade, o que é educação de qualidade? Os analfabetos que vocês deixaram, e nós estamos alfabetizando? As crianças nas quintas séries sem saber ler? Crianças sem fardamento escolar e material didático o ano inteiro? Merenda uma semana por mês? Não neguem o óbvio, nós realmente governamos para o povo e pelo povo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário